Mbangula Katúmua

0

Tem um enorme fascínio em aprender. Passou 28 anos da sua vida a estudar. Forjou-se no associativismo  juvenil em Benguela, sua cidade natal, onde a liderou a Brigada Jovem de Literatura, foi Vice- Presidente para a Informação do Conselho Provincial da Juventude e Membro do Comité Provincial da JMPLA.
Foi apresentador de rádio, publicitário e consultor de vendas. Teve uma curta passagem pelo mundo dos negócios, tendo criado a sua própria a Start Up Business to Business, em 2010, e dirigido a empresa Global Seguros em Benguela.
Mas foi na vida académica que encontrou a sua alma, onde começou a trabalhar em 2006, no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela em que viria a licenciar-se em sociologia, no ano de 2012, tendo partido para Lisboa onde foi distinguido como o melhor estudante do mestrado de sociologia, em 2014, e concluindo com distinção o doutoramento em sociologia, em 2017, no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Tem se dedicado a produção e a divulgação do conhecimento em diferentes formatos, seja através da publicação artigos em revistas científicas, comunicações em eventos académicos, entrevistas para a rádio e televisão, ensaios em jornais ou vídeos nas redes sociais.
Da sua publicação destaca-se:
– Sexorcismo(2008)
– Sexonânica(2011)
– Humanus (2014)
– Curso de Sociologia (2013)
– Comportamento Eleitoral dos Jovens Angolanos nas Eleições de 2012 (2014)
Escreveu uma monografia sobre “Cultura Organizacional”, uma dissertação sobre “Reconfiguração Identitária” e uma tese sobre “Públicos, Gestão e Políticas do Ensino Superior Angolano”.
Actua como docente universitário, investigador , consultor e palestrante.

Voltar às Biografias
Partilhar