Prémio Literário Fernando Leite Couto

0

A Câmara Municipal de Óbidos estabeleceu parceria com a Fundação Fernando Leite Couto e a Câmara de Comércio Portugal Moçambique para o Prémio Literário Fernando Leite Couto.

O Prémio Literário terá como objetivo estimular a produção de obras literárias, na língua de Camões, trazendo à ribalta novos e talentosos escritores. Irá premiar os melhores, mostrando a relevância literária e cultural dos territórios que integram esta Comunidade.

O Município de Óbidos estabelece uma parceria com a Fundação Fernando Leite Couto, que já promove um prémio literário, e que tem regulamento próprio em vigor, deste modo, convergindo vontades e unidos pela missão comum de promover a literatura e o livro como ferramenta de desenvolvimento de um território.
A Câmara de Comércio Portugal Moçambique promoveu esta relação, sendo ainda uma entidade que tem por objetivo, entre outros, colaborar com organismos públicos ou particulares em todas as manifestações de interesse para o estreitamento das relações entre Portugal e Moçambique; e procurar dinamizar entre os dois países a componente cultural, dado ser, ele próprio, um elo importante de cooperação entre povos. Caberá a esta entidade a impressão da obra vencedora do presente concurso para divulgação em Portugal.
O vencedor do prémio irá apresentar a sua obra vencedora durante o Fólio –Festival Literário Internacional de Óbidos, bem como participar numa residência literária nesta vila. Durante a residência, o vencedor não irá só desenvolver e aumentar a sua produção literária, mas também integrar atividades educativas e culturais, de âmbito local, especificamente a apresentação do seu trabalho nas escolas de Óbidos, e a criação de projetos com associações locais e público em geral.
Partilhar