Num momento em que tanto se fala em Património Imaterial, a preservação da nossa identidade cultural, das nossas tradições e dos nossos saberes assume grande importância. É com esta matriz de raiz identitária que Óbidos celebra o Dia Mundial da Poesia de uma forma muito especial. Foram reunidos alguns poetas do concelho e, até dia 21 de Março, dia que celebra a Poesia, são mostradas as “Palavras da Nossa Terra”. A palavra, a terra e a pertença são o mote deste projeto. O que faz os lugares são as pessoas e as suas memórias. No fundo, a sua identidade.

Assim, foi abraçado o compromisso de apostar na valorização dos lugares: recuperar e dar significado às tradições, aos rituais, às estórias locais, aos produtos endógenos. Esta iniciativa, que numa primeira fase conta com a participação de seis poetas, terá continuidade e convida todos os poetas do concelho a participarem.

Recorde-se que, todos os anos, desde 1999, a UNESCO comemora o Dia Mundial da Poesia a 21 de Março. É uma ocasião para celebrar a riqueza do património cultural e linguístico mundial. É também uma oportunidade para chamar atenção para as formas tradicionais de poesia que correm o risco de desaparecer.

A poesia é também essa arte única que nos faz conscientes da extraordinária diversidade humana: a diversidade de línguas e culturas. É um ponto de encontro entre o indivíduo e o mundo. É uma introdução à diferença, ao diálogo e à paz.

É um testemunho da universalidade da condição humana, para além das inúmeras formas utilizadas para descrevê-la. É o momento de celebração dos nossos poetas e de uma das mais importantes formas de expressão cultural e linguística da Humanidade.

A poesia, presente em todas as culturas e em todos os continentes, toca a nossa humanidade comum e os nossos valores partilhados, transformando o mais simples poema num poderoso catalisador do diálogo intercultural e da paz.

A calendarização dos vídeos, transmitidos via Facebook, Instagram do Município, Óbidos TV no YouTube e Óbidos Diário:
– dia 09/03 – Elisa Fernando (https://youtu.be/wER3tEGwgtY)
– dia 11/03 – Lurdes Oliveira (https://youtu.be/RaRGnsO4nTc)
– dia 13/03 – Vítor Duarte
– dia 15/03 – Carminda Carreira
– dia 17/03 – Natália Santos
– dia 19/03 – Vítor Mata

Fonte: Câmara Municipal de Óbidos / Óbidos Diário

Partilhar