dias 17 e 19 de junho, de 2021

O Município de Óbidos organizou, entre os dias 17 e 19 de junho, uma Masterclass em Tradução, destinada aos tradutores que integram o projeto CELA (Connecting Emerging Literary Artists), especificamente para os que traduzem de português para outras línguas.

Esta Masterclass incluía diferentes atividades, como workshops na área da tradução literária, uma apresentação do mercado editorial em Portugal, vários encontros entre escritores e tradutores, assim como conversas informais entre os participantes.

O programa procurou dotar os tradutores de mais ferramentas e um maior conhecimento da língua portuguesa, abordando expressões típicas que se revestem de alguma dificuldade em traduzir e focando na tradução de textos de José Saramago e Mia Couto. Esta Masterclass replicou-se, nas mesmas datas, em todos os parceiros europeus do projeto.

Este projeto, que vai na sua segunda edição, decorrerá até 2023. O seu objetivo é o de aumentar a capacidade de uma nova geração de criadores literários para trabalhar numa escala internacional e para o público europeu. Permite uma cooperação transnacional intensiva entre escritores, tradutores e profissionais literários em início de carreira.

O projeto proporciona um percurso de quatro anos (2019-2023) com formação, instrumentos e uma rede que visa tornar possível uma carreira internacional e estabelecer uma prática profissional integrada.

Partilhar