É urgente o Natal – Veja Vídeo aqui

Óbidos é Vila Literária!

No âmbito da programação digital da edição de 2020 do Óbidos Vila Natal, promovida pela empresa municipal Óbidos Criativa, surge uma iniciativa que liga a comunidade local à literatura e à época festiva que se vive. Aqui, as palavras ganham sentido por via das citações dos mais conhecidos autores portugueses, declamadas por residentes do nosso concelho e que culmina numa mensagem de esperança: É Urgente o Natal!

De acordo com a empresa organizadora do evento, dinamizadora de eventos ligados à Óbidos Vila Literária, esta afirma que:

“Terá para nós, obidenses, um significado especial que a comunidade se aproprie da poesia, dos autores portugueses e lusófonos, do imaginário do natal, tão rico de valores, sentimentos e emoções, que o mediatize e assim o partilhe. Entre tantos significados e sentidos que podemos dar à cultura, não haverá outro mais sincero do que este que pela partilha nos dá o sentido de comunhão e nos confere coesão enquanto comunidade. 

Tem também um significado profundo que sejam pessoas da comunidade a fazer esta partilha e a mediação da literatura com os seus pares, os seus familiares, os seus amigos e os seus vizinhos. É neste processo que se faz um caminho de apropriação cultural coletiva da comunidade e emancipatória dos indivíduos.

Esta iniciativa é em si demonstrativa da enorme generosidade destas pessoas, que num contexto de dificuldades acrescidas, colocadas pela pandemia, ainda assim não abdicaram de marcar presença e de quererem estar próximos. É uma generosidade que nos convoca a estarmos também presentes cada vez que as circunstâncias nos reclamem.    

Desta maneira, com os nós da nossa identidade e da literatura e os laços da nossa cultura e da poesia, embora estejamos fisicamente distantes, estamos emocionalmente mais próximos, melhores como indivíduos e mais fortes como comunidade.” – Óbidos Criativa

Partilhar

Óbidos Vila Literária