Poetry Sessions
Óbidos Poetry Sessions
0Tendo como mote o Dia Mundial da Poesia, o Município de Óbidos leva a cabo uma programação temática, online, que resulta num conjunto de atividades a serem transmitidas sob o chapéu – Óbidos Poetry Sessions – a decorrer durante os meses de março e abril.
A iniciativa apresenta um conceito distinto de outros eventos literários que atualmente são realizados em formato digital (online). Primeiro, porque se desmarca do conceito de “evento”, abraçando um formato experimental e alternativo. Depois, porque não apresenta um programa, com dias ou horas pré-definidos, nem serão contemplados webinars, entrevistas ou sessões longas. Vão ser apresentados momentos, compostos por vídeos curtos, com a duração aproximada de 5 minutos, e que estarão disponíveis, em streaming, no canal Óbidos TV (YouTube) e Facebook da Óbidos Vila Literária. Estes conteúdos servirão como um “intervalo” neste confinamento, que já vai longo, e poderão ser usufruídos sempre que assim espectador quiser.
Consulte as atividades a transmitir aqui (link Poetry Sessions)
Poetry SessionsPoesia Para dar e Vender pela Livraria Artes e Letras
0Catálogo de livros de poesia para venda
Livraria Artes e Letras – Óbidos
Espaço Ó – Rua da Porta da Vila – Óbidos
Como forma de celebrar o Dia Mundial da Poesia, fizemos este catálogo que apresenta uma selecção de 200 e tal livros de poesia, dos séculos 18 a 21, do acervo da livraria. Ainda, como forma de marcar a data, por cada encomenda oferecemos um marcador de livro alusivo ao dia, concebido e impresso, em tipografia manual, pelo Atelier Artes & Letras.
Encomendas para: livrariaarteseletras@gmail.com
Narrativas Poéticas: das coisas nascem as coisas_Workshop
0Atividade que pretende homenagear o Poeta Armando da Silva Carvalho, poeta contemporâneo obidense, nasce nesta oficina pela leitura de excertos do poema Nuvens, que convoca o imaginário e a subtileza de um olhar poético criando conexões com mundos reais e imaginários, aguçando os sentidos e dando asas para voar no meio das nuvens.
Integrado no programa Crescer Melhor.
Atividade dinamizada por Sílvia Santos.
Data: 21 de Março de 2021 às 11h00
Inscreve-te aqui: https://forms.gle/LwT5nFbaB8UiVUWa7
Projecto Ler & Contar
0Projeto Ler & Contar
Em parceria com municípios, o projeto divulga os seus poetas, numa vertente lúdica, provocando o interesse pelo conhecimento da sua obra. Cada fascículo contém uma seleção de poemas de um poeta consagrado e ilustração de um(a) jovem artista local.
Através de uma animação, os poemas ganham mais vida.
Ilustração: Dafla – Daniela Fortunato e Flávia Martins
Vídeo: André Pereira
Saiba mais em: https://www.lerecontar.com/
Veja aqui o vídeo-poema:
https://youtu.be/Q7ZEux6l0To
Organização: Serviço de Juventude
Palavras da nossa Terra – Sessões de Poesia Popular
0Sessão de Poesia: Viagem ao centro dos espelhos
0Recital online a várias vozes dedicado inteiramente ao poeta obidense Armando Silva Carvalho, no âmbito do Dia Mundial da Poesia – Óbidos Cidade Criativa da UNESCO, com André Gago (actor), Cláudia R. Sampaio (poeta), Miguel Martins (poeta), Pedro Freitas (declamador), Paula Cortes (declamadora), Teresa Coutinho (actriz e programadora), José Anjos (poeta) e a participação especial de Gabriela Philippi Fumegalli e Camila dos Reis Sousa, ambas estudantes da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, AE Josefa de Óbidos, no âmbito do projeto Ler Óbidos, Movimento 14-20 a Ler, PNL 2027.
Coordenação e produção: José Anjos e APIOT, em parceria com o Município de Óbidos.
Retransmissão da sessão que o Município de Óbidos apresentou no evento Ronda Poética de Leiria.
Créditos fotografias:
Paula Cortes: Vitorino Coragem
André Gago: Ana Zivick
Pedro Freitas: sem créditos
Miguel Martins: sem créditos
Teresa Coutinho: Vitorino Coragem
Cláudia R. Sampaio: Vitorino Coragem
José Anjos: sem créditos
Gabriela Philippi Fumegalli e Camila dos Reis Sousa: Graça Ezequiel
Fotos André Gago com José Anjos: Graça Ezequiel
“A Toalha” – poema experimental de Salette Tavares
0Uma mesa, uma toalha, louça, louça na toalha, toalha na louça. As palavras de Salette Tavares pela voz de Jéssica Lopes, acompanhadas de imagens oníricas filmadas no quintal da sua bisavó, onde um corpo masculino a encarna, lembrando assim que os tempos mudaram, e que agora podemos ter qualquer corpo a realizar qualquer tarefa. Uma viagem estranha e onírica nestes tempos excepcionais. Uma refeição que se serve líquida, dizem que o vinho mata o “bicho”.
Performance por Jéssica Ângelo.
Nota biográfica: Jéssica Lopes, nasceu em 1997 nas Caldas da Rainha. Atriz e encenadora. Interessa-se por desenvolver criações teatrais fundamentadas na palavra, a partir da autobiografia, do testemunho de pessoas, da fotografia e da memória. Formada em Artes Visuais na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, licenciada em Teatro na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, ESAD.CR e agora aluna do Mestrado de Encenação na Escola Superior de Teatro e Cinema, ESTC. Desde Abril de 2020, está a desenvolver o projeto Por entre caminhos, um projeto de carácter comunitário, que tem por objetivo e natureza aproximar a comunidade do concelho de Óbidos às práticas artísticas, nomeadamente teatrais.
A Ilha Desconhecida de José Saramago pelas Contadeiras
0Dinamizado pelas Contadeiras.
Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco. Situada num tempo e num espaço indeterminados, a história do homem que queria um barco para ir à procura da ilha desconhecida promete ser a história de todos os homens que lutam contra as convenções em busca dos seus sonhos e de si próprios.
Podcast: Dramatismo da Poesia pelos alunos de Teatro da ESAD
0Podcast
Leitura de poesia e excertos dramáticos pelos alunos da Licenciatura de Teatro da ESAD.CR (Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha – Instituto Politécnico de Leiria)
A poesia como um regresso a casa (Voz das Palavras)
0“O poema é como uma casa,
e a casa protege-nos.”
José Luís Peixoto, Regresso a Casa
O livro “Regresso a Casa” de José Luís Peixoto, escrito durante o confinamento de 2020, fala-nos das quatro paredes de uma casa e de todas as suas recordações em tempo de pandemia. Numa altura em que o apelo é ficar em casa, acreditando que as palavras são uma das melhores formas de preservar a liberdade, Marta Santos storyteller do projeto Voz das Palavras, dá voz às palavras do escritor num vídeo intimista, que retrata alguns momentos vividos em família durante o tempo de confinamento.
O Poeta Dança pela Vila Literária de Óbidos
0Um grupo de jovens bailarinas dançam pela vila literária ao som da poesia de Armando da Silva Carvalho dito por Luís Duarte.
Programa de Rádio – Óbidos Jovem
0Programa de Rádio Óbidos Jovem
O programa de rádio do Óbidos Jovem é uma parceria entre o Município e a Rádio 91 Fm. Este mês, será dedicado ao Óbidos Poetry Sessions, no qual a Vereadora do Desporto, do Bem-estar e da Juventude apresentará o Óbidos Poetry Sessions bem como as actividades inerentes aos seus pelouros. Será apresentado o novo projecto Ler&Contar e terá a leitura de poemas por Glória Sousa, Suzana Nobre e Marta Santos.
Organização: Serviço de Juventude (Câmara Municipal de Óbidos)