LATITUDES – Literatura e Viajantes

O Latitudes é um evento dedicado à literatura e viajantes assumindo-se como um ponto de encontro para nomes sonantes da literatura de viagens. Viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, por terra, céu e mar até à mesa são algumas das propostas apresentadas nos quatro dias de evento. Conta também com lançamentos de livros, exposições, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, música e conversas.
É dado especial ênfase à ilustração, quer através de residências artísticas quer através de várias iniciativas de ilustração ao vivo pela Vila e por todo o concelho. Neste domínio, contamos com o especial envolvimento dos Urban Sketchers Portugal, que viajam e desenham o que observam, e do Grupo do Risco, que fazem expedições para desenhar a fauna e a flora dos locais que visitam. Em todas as edições pretende-se ter ilustradores internacionais convidados que nos trazem um olhar e perspetiva nova sobre o território.
Embora de difícil definição, a literatura de viagens procura, acima de tudo, transmitir as sensações, experiências e reflexões de um viajante durante o seu percurso. Este evento reflete tudo isso, aliando à literatura as mais diversas experiências como, por exemplo, através da gastronomia que nos transporta para qualquer lugar do mundo. São organizadas soirées à volta da comida e dos livros, transmitindo-nos sensações únicas.
O Latitudes vem no seguimento de um projeto mais global de fazermos, ao longo do ano, uma série de encontros de escritores e de artistas consolidando-se numa programação literária contínua.
Para mais informações e envio de propostas de programação:
E-mail: obidosvilaliteraria@cm-obidos.pt
Contacto: +351 262955500
Programas do evento Latitudes:
» 2017
» 2018
» 2019