UNESCO

0

A 11 de Dezembro de 2015 a UNESCO considerou Óbidos como Cidade Literária, como parte do programa Rede de Cidades Criativas.
Além de sua herança material, Óbidos é hoje uma das principais joias do país, mantendo-se um exemplo bem preservado da arquitetura medieval; suas ruas, praças, muros e castelo são procurados por muitos turistas.
Com sua rede de ruas estreitas cercadas por muralhas do castelo antigo, bem como as praias próximas, Óbidos é motivo de atração de milhares de turistas. Esta é a base para a economia da vila, sendo que os investidores de turismo continuam a gerar novas oportunidades de negócio, mesmo na atual crise económica. Óbidos é dominada peor um castelo medieval, que é uma Pousada de Portugal. O município também conta com um dos melhores campos de golfe da Europa, Praia del Rey. A ambição de Óbidos “é fazer uma ligação entre a sua reputação como uma cidade histórica com uma nova imagem de um investimento lugar no seu futuro. O município estabeleceu eventos culturais anuais, como um festival de chocolate, uma feira medieval, uma temporada de ópera e uma Festa Literária Internacional. Quer fortalecer a imagem, a atratividade do local e da economia local, incentivando a criatividade a todos os níveis, desde a educação aos negócios. Esta política é parte de uma estratégia regional mais ampla que visa tornar a região central de Portugal uma das mais inovadoras da Europa.
Óbidos, que dá o seu nome a uma região vinícola importante, destaca a sua paisagem rural, qualidade de vida e sustentabilidade. Colocou a criatividade no centro da sua estratégia de desenvolvimento, que se concentra no empreendedorismo criativo, na criação de empregos, na aposta na educação e na oferta cultural.

Partilhar