Tiago Cardoso

0

Tiago nasceu em 1973 em Lisboa. Estudou Engenharia Informática, completando Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, bastante relacionado com a área de serviços (computacionais). Atualmente, está “mergulhando” nos Jogos Digitais, com especial atenção aos jogos dedicados a ajudar no desenvolvimento de crianças, com foco em crianças e jovens adultos com distúrbios do desenvolvimento neurológico.
É professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – a NOVA – onde lecionou já diversas cadeiras ministradas pela Secção de Robótica e Manufatura Integrada (SRMI) no Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MIEEC), desde Sistemas em Tempo Real, Modelação de Dados em Engenharia até Tele-Robótica e Sistemas Autónomos ou Empresas Virtuais, passando por Sistemas de Informação Multimídia e, mais recentemente, Tecnologias de Jogos Digitais, entre outros.
A atividade de investigação realizada ao longo do caminho incidiu nas áreas de conhecimento: Empresas Virtuais, Serviços (Web) e Jogos Digitais. Esta atividade teve lugar no Centro de Tecnologia e Sistemas do Uninova – Centro de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, inicialmente integrado no CODIS (Collaborative Networks and Distributed Industrial Systems) e ultimamente no RICS (Robotics and Industrial Complex Systems).
Tiago, juntamente com alguns colegas, é ainda fundador da iniciativa Social Tech Booster, que visa impulsionar a aplicação da tecnologia (jogos digitais) às Causas Sociais. Esta área de trabalho nos Jogos Digitais tem seguido uma abordagem de “investigação aplicada” para garantir que os resultados de seus esforços realmente atinjam os utilizadores finais – os jogadores. Nesse contexto, o grupo entra em contato com especialistas em atendimento infantil (como o Centro Diferenças – Centro de Desenvolvimento Infantil) para aferir das suas necessidades, pede depois a ajuda de estudantes finalistas para criar jogos digitais destinados a públicos distintos de crianças e jovens adultos, proporcionando-lhes uma ferramenta divertida que atua em questões sérias como um efeito colateral de jogos que perseguem a diversão e a imersão dos jogadores.

Voltar às Biografias
Partilhar