“Partilho este prémio com todos os cidadãos de Óbidos, com todos os obidenses”

0

O Município de Óbidos recebeu, no passado dia 22 de março, o Prémio de Melhor Programação Autárquica, pelo trabalho desenvolvido em prol da Cultura no ano de 2015, nomeadamente na área da Literatura, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). O Prémio foi entregue durante a Gala “Prémio Autores”, transmitida em direto pela RTP 2, no Teatro Nacional D. Maria II.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, no discurso de agradecimento, afirmou que este prémio é um “privilégio”. Humberto Marques explica que “são sinais destes que nos alimentam, que alimentam os autarcas a fazer cada vez mais, cada vez melhor”. O edil agraciou o trabalho de todas as equipas municipais, e reconheceu que a ele lhe cabe o “papel mais fácil, o papel do sonhador, o papel de tornar o impossível, possível”.

“Quero fazer um agradecimento muito especial a todos aqueles que se têm associado a Óbidos: aos criativos, aos irreverentes, aos intransigentes, que colocam em nós mais sonho, mais desejos de fazer o caminho. Gostaria também de me referir ao grupo de curadores, que permitiu sonhar e concretizar o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos. Este prémio é mais um estímulo, tal como foi a classificação da UNESCO. Mas este prémio não é meu, é um prémio que partilho com todos e, em particular, com todos os cidadãos de Óbidos, com todos os obidenses, os que acreditaram em mim e os que não acreditaram, este prémio é deles e é para eles”, concluiu.

Recorde-se que Óbidos é uma vila literária. O objetivo de envolver as pessoas e o património neste processo de desenvolvimento de um território criativo, em que a literatura se torna uma alavanca de desenvolvimento económico e social.

Depois do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorreu com enorme sucesso entre 15 e 25 de Outubro de 2015, Óbidos foi nomeada Cidade Criativa da Literatura, pela UNESCO, e vê também reconhecida, pela SPA, este empenho em prol da literatura.

Partilhar