Óbidos Vila Literária em destaque no festival “Échappée Estivale”

0

O projeto Óbidos Vila Literária esteve em destaque, no passado sábado, dia 30 de julho, na terceira edição do festival “Échappée Estivale”, realizado na cidade de Chauvigny, em França. O evento prolonga-se até 11 de setembro e terá como temática principal a arte portuguesa.

O programa arrancou sábado, no Cinéma Rex, com uma conferência intitulada “Cultura, ferramenta de desenvolvimento de um território”. À conversa estiveram o jornalista Joël Aubert, um representante da coletividade “Lectura à Chauvigny”, o fundador e presidente do Festival du Périgord noir Jean-Luc Soulé e ainda José Pinho, administrador das livrarias Ler Devagar e iniciador do projeto “Óbidos Vila Literária”. A iniciativa realizada em Óbidos esteve, aliás, em foco no primeiro dia da programação.
Organizado por Sylviane Sambó, uma fascinada pela cultura portuguesa desde o final dos anos 80, o “Échappée Estivale” é mais do que um festival literário. É a celebração da leitura, da arte de viver e dos seus múltiplos significados. A localidade histórica de Chauvigny será, por isso, ao longo de dois meses e meio, a capital da cultura e dos sabores que levam o nome do Portugal bem longe. A iniciativa é organizada pelas associações “Lire, Vivre & Gouter” e “Amis des Éditions L’Escampette”, juntamente com a editora “La Nouvelle Escampette”, que já editou mais de 30 títulos de literatura portuguesa.

Partilhar