Maria Alexandre Lousada

0

Licenciada em História e doutorada em Geografia (Geografia Histórica) pela Universidade de Lisboa. Lecciona actualmente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Investigadora do Centro de Estudos Geográficos/ IGOT-UL e do Centro de História/ FL-UL. Foi directora do curso de Estudos Europeus (2009-14) e coordenadora dos Mestrados em Cultura e Sociedade na Europa (2007-08) e Políticas Europeias (2007-09), Faculdade de Letras e IGOT, Universidade de Lisboa.
A sua investigação tem-se centrado sobre a construção da sociedade contemporânea portuguesa, nomeadamente no estudo das sociabilidades e do associativismo, da cultura urbana – com destaque para a cidade de Lisboa-, da contra-revolução e dos primórdios do turismo em Portugal.
Recentemente, coordenou um projecto, sobre Vida cultural em cidades de província. Espaço público, sociabilidades e representações (1840-1926) e integrou um outro sobre Movimento social crítico e alternativo: memória e referências, ambos financiados pela FCT.
Foi comissária de exposições, entre as quais Viajar. Viajantes e turistas à descoberta de Portugal no tempo da I República, (Lisboa, 2010), Turismo e iniciativa local: das Comissões de Iniciativa ao papel futuro das autarquias (Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira, 2012), O livro e a viagem sem limites/Lesen, unbegrenzt reisen (Frankfurt, 1997) e 100 anos de anarquismo em Portugal, 1887-1987 (Biblioteca Nacional, 1987).
Tem participado nas qualidades de comunicante e de conferencista em congressos e outros encontros científicos nacionais e internacionais realizados no País e no estrangeiro.

Partilhar