Latitudes

0

De 28 de Abril a 1 de maio
Latitudes: o encontro de literatura e viajantes é em Óbidos

Óbidos não vai mudar de coordenadas, mas vai receber o LATITUDES, o primeiro encontro de literatura e viajantes, de 28 de abril a 1 de maio, inserido na programação de Óbidos Vila Literária.

O festival arranca com uma edição zero resultante do empenho da autarquia e de vários parceiros, entre editoras, livrarias, editoras, restaurantes e hotéis que se juntaram à câmara para fazer acontecer este encontro que, desde a classificação de Óbidos, pela UNESCO, como Cidade Criativa da Literatura, se pensava realizar.

Viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, por terra, céu e mar e até à mesa, são algumas das propostas de um fim-de-semana que vai reunir em Óbidos nomes sonantes da Literatura e das Viagens. Haverá lançamentos de livros, exposições, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, música e conversas sem tempo aos finais de dia.

André Carrilho está em residência artística em Óbidos para fazer ilustrações em aguarela, inéditas, sobre Óbidos, que depois serão expostas nas diversas livrarias de Óbidos e do concelho, numa viagem que é, ao mesmo tempo, um percurso, com cada uma das aguarelas a ser exibida em cada uma das livrarias. O momento que marcará a inauguração oficial do Latitudes.

Os Urban Sketchers Portugal, Urban Sketchers coletivo de Barcelona e Grupo do Risco vão ocupar a Galeria do Pelourinho com exposições de cadernos de viagens, conversas com os autores, conferências sobre viagens inesquecíveis, lançamento dos livros “Portugal by Urban Sketchers” e “Porto by Urban Sketchers” , entre muitos outros e ainda experiências de ilustração/desenho ao vivo.

Neill Lochery e Guilherme d’Oliveira Martins vão estar numa conversa a partir do novo livro de Lochery, “Portugal Saído das Sombras – Da Revolução de 1974 ao Presente”. Será mais uma viagem de um prestigiado catedrático da University College London, que já editou dois livros sobre Lisboa e que continua a olhar de fora para a história do nosso País.

Paulo Moura e Cândida Pinto vão estar à conversa, com moderação de Vanessa Rato, e Rui Cardoso Martins, Altino Barradas, Isabel Lucas e Manuela Correia vão falar sobre como uma viagem geográfica se pode transformar numa peregrinação interior ficcional.

A residência literária em Óbidos do escritor brasileiro José Santos (Prémio Jabuti 2016 (Livro Infantil) vai continuar no Latitudes com o lançamento de livros resultantes dessa experiência e outras iniciativas, também para o público juvenil e para os pais, trará a Óbidos autores como Iêda Alcântara, João Guimarães, M. José Amorim, Alexandre Sousa ou Ronaldo Cagiano (Prémio Jabuti 2016 – Conto) e Eltânia André.
Um primeiro ano de Latitudes que conta ainda com o lançamento oficial do Prémio Viagens & Vantagens da Via Verde, que visa promover o Turismo e a Literatura de viagens em Portugal.
Viaje para Óbidos

Partilhar