FOLIO Educa

0

CURADORIA: Maria José Vitorino

FOLIO EDUCA debate literatura, educação e leitura. Oferece muitos debates, workshops e outras iniciativas sobre novos leitores de educação e educadores, bibliotecas e o papel da escola através do processo de aprendizagem e melhoria das habilidades de alfabetização.

Este ano, apresentaremos o 3º Seminário Internacional, que inclui alguns dos nomes mais importantes na Educação. Os participantes habituais são professores, bibliotecários, mediadores de leitura, bibliotecários públicos, diretores de escolas, pesquisadores e decisores políticos de educação.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL FOLIO EDUCA, 20-22 de outubro – palestrantes já confirmados:

João Costa (Portugal) Secretário de Estado da Educação do Governo Nacional, também especialista em Literatura (Universidade Nova de Lisboa)

Teresa Calçada (Portugal) Coordenadora Nacional do Plano de Leitura

Manuela Silva (Portugal), Coordenadora da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares da RBE

Maria Helena Melim Borges (Portugal) – Fundação Gulbenkian Diretor do Departamento de Literatura e Cultura Portuguesa

Maria Emília Brederode (Portugal) Presidente do Conselho Nacional de Educação

Maria Antonia Moreno Mulas (Espanha) Fundação alemã Sanchez Ruipèrez

James Henri (Austrália) especialista em Bibliotecas Escolares e Educação, desenvolvendo projetos dedicados à leitura, às aprendizagens e às bibliotecas escolares na China e no Sudeste Asiático; Jordi Permanyer Bastardas, (Espanha, Catalunha) bibliotecário. Diretor dos Serviços da Deputación de Barcelona desde 2008. Destaca-se pela sua visão arrojada das bibliotecas públicas e por ações desenvolvidas na sua promoção; Katy Manck (EUA. Texas). Presidente da IASL Associação internacional de biblioteconomia Escolar. Bibliotecária.

Jordi Permanyer Bastardas, (Espanha, Catalunha);

Katy Manck (EUA, Texas);

Donatella Lombello (Itália). Professora da Universidade de Pádua. Especialista em Literatura para a Infância, com larga intervenção pelo desenvolvimento da leitura e das bibliotecas em Itália.

Edgardo Civallero (Espanha). Bibliotecário, investigador, professor, escritor, editor, designer, músico, ativista. Apresenta-se a si mesmo como “especialista em povos originários, sons ameaçados, acesso aberto e classificação do conhecimento”. De origem argentina, a viver atualmente em Madrid, destaca-se pela sua intervenção sobre tradição oral e comunidades indígenas e minorias, e a história não europeia do livro. Participa
regularmente em publicações online, de diversas regiões – Espanha, Ecuador, Argentina, Bolívia, Chile. Membro da Progressive Librarians Guild.

Sandie Mourão (Portugal). Autora. Formadora de professores de inglês, freelance. Especialista em educação na primeira infância, considera que os livros de imagens (picture books) e o brincar livremente são essenciais para aprender línguas, e defende o bilinguismo na escola. Publica um blog de referência e participa regularmente em conferências em todo o mundo. Em 2016, recebeu o Prémio English Language da ESU English Speaking Union pela sua obra Dex, co-autoria com Claire Medwell, ed. Macmillan Education.

Partilhar